segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Curtas Brasileiros com Temática LGBT

O Ministério da Educação tem um projeto chamado "Diversidade Sexual nas Escolas", vinculado ao projeto "Papo Cabeça" que tem o objetivo de financiar trabalhos áudio-visuais de sensibilização e formação sobre temas polémicos nas unidades de educação básica. Por meio desse financiamento a Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com o grupo Arco-Íris lançam dois curtas que tratam da homofobia nas escolas. Os curtas foram produzidos em oficinas com adolecentes homossexuais que fizeram o roteiro, a produção e a edição. Os curtas "Novamente" e "Por Outros Olhos" ainda não foram lançados, mas existe a proposta deles estarem disponíveis para download futuramente.

Já que o assunto é curtas brasileiros, segue algumas produções bem interessantes:

Brilho da Estrela (2008) - De Marcela Bertoletti. Garota descobre que está apaixonada pela sua melhor amiga, seus sentimentos crescem cercados por medos e inseguranças.
Segue o trailer:


Café com Leite (2007)- Dirigido por Daniel Ribeiro, o filme conta a história de Daniel, um rapaz que decide ir morar com seu namorado, mas com a morte de seus pais em um acidente se vê obrigado a cuidar de seu irmão Lucas, agora os três precisam aprender a viver juntos e a criar uma nova família.O filme participou de mais de 70 festivais recebendo mais de 20 prémios.
O curta estava disponível no youtube, mas foi retirado.
Replay (2006) - Drama lançado pelo Ateliê da Imagem, fala sobre a homossexualidade masculina focando uma juventude limitada e suas relações instantâneas, superficiais e voláteis. Relacionamentos descartáveis onde as abordagens e os diálogos são sempre uma repetição, criticando o vazio das relações atuais. Tudo se torna um eterno "replay".
Assista ao curta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário