quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Nova Abordagem nas Comemorações do Mês LGBT no ES


Agosto é o mês do Orgulho LGBT no ES. A secretaria de cultura (Secom) juntamente com a Ages trocaram a popularesca "parada gay" por um um festival de filmes, uma programação inédita no Estado e especial para comemorar a data.
Segue o informe publicado no diário de Vitória:


Shows, festival de cinema, seminário sobre cidadania e o II Dia de Cidadania LGBT de Vitória são as atividades programadas para o I Mês do Orgulho LGBT do Espírito Santo, uma realização da Associação de Gays do Espírito Santo (Ages), em parceria com a Prefeitura de Vitória, por meio das Secretarias de Cultura (Semc) e de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) e apoio da Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

O Mês é uma iniciativa da Ages, que visa a promover eventos culturais que levem as questões debatidas por militantes LGBT para toda a população. O evento de abertura será realizado nesta terça-feira (04), às 20 horas, com o show Divinas Divas, diretamente do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.

No dia 20 de agosto, em parceria com a Assembléia Legislativa do Espírito Santo, das 13h às 19h30, será realizado o I Seminário de Políticas Públicas e Cidadania LGBT. Entre os debatedores, estará o vice-secretário de Direitos Humanos da Presidência da República, Perly Cipriano.

No dia 13 de setembro, fechando a programação, acontecerá o II Dia de Cidadania LGBT de Vitória, na Praça do Papa, na Enseada do Suá, de 13h às 22h, com ações de cidadania, cuidados com saúde e beleza, shows, lançamentos de grifes e desfiles de moda.

Diferente das Paradas Gays - que se tornaram uma "micareta gay" regrada a alcool, drogas, baixarias e violência - esse tipo de evento tem grande importância na busca pela consciência e no fim da discriminação sexual. A nova abordagem eleva o público gay a um patamar intelectual ao invés do puramente carnal, gerando uma discussão de sua própria identidade, sua importância na sociedade, seus conceitos e rótulos.

"O festival faz parte do Mês do Orgulho LGBT do ES. O evento traz filmes com temas ligados à diversidade sexual ou de interesse do seu público-alvo. Além de promover o cinema brasileiro, o festival leva às cidades participantes a pluralidade de ideias e a riqueza cultural a partir da mostra de filmes”, ressalta o Secretário de Cultura de Vitória, Alcione Pinheiro.

Uma ótima ideia e uma bela iniciativa das duas entidades. A época de simplesmente dizer "eu existo e não tenho medo de botar a cara na rua" já passou, agora precisamos mostrar quem somos de verdade, sem estereótipos e que fazemos parte atuante da sociedade. Está na hora de criarmos referencias sérias e não apenas as caricatas - e muitas vezes pejorativas - tão populares nos programas de televisão.

Foto: Paula Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário