sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Entrevista com Kim Victoriano

Kim Victoriano criador da comunidade "LGBT do ES" no Orkut, já participou em um dos projetos da Ages (Associação de Gays do Espírito Santo) nos conta um pouco de como foi essa experiências e suas opiniões sobre a atuação desta associação no Mês do Orgulho Gay no ES

O direito à diferença - Primeiro eu gostaria de saber qual foi seu envolvimento com a Ages?
Kim Victoriano - Participei de um projeto junto à Ages e a Prefeitura de Vitória que ofereciam treinamento profissional e palestras sobre cidadania para o público LGBT na cidade de Vitória. O mais interessante foi ver o "outro lado", pois há várias realidades que eu não conhecia. Gays que não são aceitos pela sociedade e acabam se marginalizando.

O direito à diferença -de forma geral, do que se tratavam esse treinamento e palestras?
Kim Victoriano - Cursos Profissionalizantes, que em sua maioria estão fora dos limites financeiros dos mesmos. O intuito foi inserir essas pessoas junto a sociedade, visando tira-las das ruas (prostituição)

O direito à diferença - E o que você achou do contato com esse "outro lado" durante o curso?
Kim Victoriano - A princípio foi interessante ter esse contato, pois não fazia ideia de como era a realidade dessas pessoas, temos uma visão distorcida e os ignoramos na maioria das vezes.


O direito à diferença - Como assim?
Kim Victoriano - Os vemos, apenas, como se não tivessem outra oportunidade na vida a não ser se prostituir. Mas pude ver que todos tinham a preocupação de se manter próximos de suas famílias, mesmo que renegados em alguns casos.

O direito à diferença - E porque eles escolheram a prostituição?
Kim Victoriano - Falta de opção. Pois são excluídos de suas próprias famílias, vivem nas ruas, são marginalizados. O que lhes resta? Não vejo como escolha, mas sim uma falta de opção.

O direito à diferença - Qual a importância da aceitação da família na vida de um homoafetivo?
Kim Victoriano - A família é a base, é o ponto inicial para a formação de qualquer ser. Ser aceito por sua "natureza" é muito importante. Você não escolheu ser assim, você nasceu assim.

O direito à diferença - O que falta para isso acontecer com maior frequência?
Kim Victoriano - Acho que isso vai demorar ainda, pois vivemos em uma sociedade racista que vive atrelada a conceitos medievais.

O direito à diferença -E porque esses conceitos ainda são tão fortes?
Kim Victoriano - A "formação" ou a falta dela em sua maioria. Conceitos arcaicos e distorcidos de homossexualidade.


O direito à diferença - Você poderia citar algum?
Kim Victoriano - O conceito de ser uma escolha, ou doença, o termo HOMOSSEXUALISMO, o qual já aboli...foi criado para designar uma doença mental. Muitas pessoas não fazem ideia e usam esse termo ainda. Até por falta de informação.

O direito à diferença - Esse mês é comemorado o Orgulho LGBT no Espírito Santo, a Ages e a Semc organizaram uma programação diferenciada com filmes, ações de cidadania, saúde e beleza. E o "I Seminário de Políticas Públicas e Cidadania LGBT. O que você acha dessa iniciativa?
Kim Victoriano - A correta. As paradas LGBT perderam o foco.

O direito à diferença - Explique.
Kim Victoriano - O intuito seria concientizar a sociedade que existimos e que devemos ser respeitados. Mas, ao invés disso, são vistas como nada mais que um carnaval fora de época.

O direito à diferença - O atentado a bomba na Parada de São Paulo este ano foi um dos motivos da mudança de foco?
Kim Victoriano - Isso já vem acontecendo até antes, não é um fato isolado.

O direito à diferença - Para finalizar, o que você acha que as pessoas poderiam fazer para garantir o direito à diferença e serem aceitos como parte importante de nossa sociedade?
Kim Victoriano - Bem, não acho que tenho essa autoridade para poder dizer, mas na maneira que vivo tento mostrar que além de homoafetivos somos seres humanos. Temos nossos direitos como qualquer um. Não deixamos de ser (seres humanos) porque nascemos assim, não somos diferentes.

O direito à diferença - Obrigado pela entrevista e feliz Mês do Orgulho LGBT.

Comunidade LGBT do ES: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=2150897

Nenhum comentário:

Postar um comentário