terça-feira, 15 de setembro de 2009

Me chaman de gay na escola o que devo fazer ?

Essa foi a pergunta que encontrei no Yahoo Respostas.
Me lembro do meu tempo de escola, eu sempre era "vítima" de apelidos de mal gosto por causa de minha total falta de aptidão por esportes. Na época eu não era chamado de gay, mas de lerdo, sonso e outras coisas parecidas, na verdade minha sexualidade passava longe de ser questionada por colegas naquele tempo.
Lembro-me de chamarmos gay uns aos outros, mas não por acreditarmos que o outro era realmente, mas sim em um sentido de inclusão ao grupo - soa estranho isso, mas é verdade.
Do meu grupo de colegas de classe sou amigo deles até hoje - mais de 20 anos de amizade - e convivemos muito bem, mesmo depois de eu ter contado de minha sexualidade - isso faz uns 6 anos. O respeito e as piadinhas continuam as mesmas do tempo de escola, alguns amigos são mais "desencanados" com o fato e outros menos, mas somos grandes amigos.

No dia em que contei, reuni todos sentados à uma mesa e disse: "pessoal tenho uma coisa muito séria para dizer, sou gay". A simplicidade do fato fez alguns não acreditarem, mas com o tempo caiu a ficha de todo mundo. Eles me perguntaram como eu gostaria de ser tratado dali para frente, eu disse da mesma forma de sempre - as mesmas piadinhas e palavrões com que todos nos tratávamos desde a infância.
Hoje cada um seguiu seu rumo, alguns casaram outros não, alguns agora têm filhos e outros não e eu sempre sou convidado para os aniversários, festas e churrascos - sempre com o convite estendido ao meu namorado - e sempre que possível nos vamos e somos super bem recebidos por toda a família de meus amigos.
No meu imaginário, ainda nos tempos de garoto eu nunca iria acreditar que seria assim. Na verdade eu acreditava em um futuro terrível e solitário. Fazia um verdadeiro dramalhão pessoal do que seria de minha vida. Só fui mesmo perceber que as coisas não seriam bem assim quando contei para um amigo e ele não reagiu mal. Depois contei para outro e ele também pareceu não se incomodar, depois disso contei para meus pais e hoje todos do meu bairro sabem.

Voltando ao título do post: Me chamam de gay na escola o que devo fazer ?
O Governo Federal produziu um vídeo com o objetivo de ser utilizado como material pedagógico nas escolas de todo o país. O vídeo tem uma linguagem didática e conta a história de um estudante em conflito com sua sexualidade. A idéia é levantar uma discussão sobre a sexualidade. O vídeo trata do assunto de uma forma simples e direta e serve bem ao seu propósito de ferramenta educativa - eu gostaria de ter visto um vídeo desses quando tinha 13 anos, poderia ter me ajudado muito na época.
O vídeo está dividido em 3 partes e tem um total de 22 minutos, segue a primeira parte:


Infelizmente iniciativas desse tipo são muito mal vistas por alguns pais e entidades - religiosas - que acreditam que dar visibilidade ao tema é o mesmo que fazer propaganda para seus filhos se tornarem gays.
Por pura ignorância, ignoram o triste fato de que garotos e garotas LGBT são mais perseguidos dentro das escolas - segundo pesquisas eles se envolvem em brigas 2.4 vezes mais que outros alunos - muitos desenvolvem fobias sociais que podem levá-los a abandonar as escolas - 20% dos alunos LGBT fazem isso - ou procurar uma válvula de escape na bebida, cigarro ou em outras drogas - em destaque a maconha como a mais procurada - outros alunos entram em depressão - 17% deles - em casos mais graves buscam até mesmo o suicídio - pensar em suicídio 19%, tentar suicídio 8% deles, risco maior para as meninas de acordo com pesquisas. Qualquer tentativa de abrir o diálogo dentro da escola deve ser bem vista e ajudar a mudar esse quadro.

Fonte: http://homofobia.com.sapo.pt/dados.html

6 comentários:

  1. olha so vc poderia me dar uma resposta os meninos da minha sala me chamam de gay mas eu nao sou e eles vivem me chamando nao sei porque eu nao me comporto como gay e eles ficam rebolando essas coisas e seu falo qu eu nao sou gay eles vem me dar soco chutes o que eu faco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas ignoras .. É o k eu faco e corre bem

      Excluir
    2. Apenas ignoras .. É o k eu faco e corre bem

      Excluir
    3. Manda tomar no Cu se eles falarem seu gay VC diz não foi oque sua irma disse na cama ontem a noite ou coloca a mae no meio é oque eu faço eles calam a boca

      Excluir
  2. o meu imail e ofelipe57@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. sinples temos que dizer - se sou gay ou não o problema é meu ! DEUS deu a vida para cada um cuidar da sua da minha vida cuido eu e se precisase de ajuda procuraria DEUS e não voce !! basico desde á 1° série me dou com esses problemas e essa fala senpre funciona
    vou deixar meu email tá - shuasjo97@hotmail.com

    ResponderExcluir