segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Quadro de Eliana "Os opostos de atraem" Desaponta

Domingo passado eu assistia o programa da Eliana no Sbt quando tive uma surpresa no novo quadro "os opostos se atraem". Nele, a produção formou três duplas com pessoas de interesses e visões do mundo diferentes. Serão vencedores aqueles que agüentarem mais tempo de convívio. O prêmio é de R$ 20 mil. O que me chamou a atenção foi a dupla Kléber "Bambam" e Johnny, um jovem ator assumidamente gay.
No primeiro instante achei a idéia desafiadora por parte da apresentadora, colocar um homoafetivo "real" em um programa de domingo - dito para toda a família brasileira - contribui muito em acabar desmistificando os gays brasileiros. Fiquei muito curioso com a repercussão do quadro durante a semana. E ansioso em apresentar a toda sociedade uma nova referência de homossexual, mais humana e menos estereotipada.
Esse domingo ao assistir novamente o quadro, percebi que Jhonny não inova em nada o gay já muito conhecido no imaginário brasileiro. Os trejeitos, trajes e luvas cor-de-rosa, a "frescura", os "dons" com maquiagem, etiqueta e moda, tudo dentro aquilo que se imagina ao se ouvir a palavra gay - meu namorado suspeita que "Jhonny" seja uma forçassão de barra do próprio jovem ator gay, consciente ou inconsciente, na tentativa de se enquadrar naquilo que as pessoas esperam no comportamento de um homossexual - o suficiente para Bambam se referir a ele como "ela" e dizer coisas do tipo "ela agüenta pau, pode sentar o pau nela" enquanto ele lutava em um ringue contra uma boxeadora profissional. Para piorar o jovem Jhonny tem um discurso vazio e descompromissado com o direito de ser diferente. Perdendo uma ótima oportunidade de levar aos milhares de lares brasileiros mais que apenas entretenimento barato e preconceito mascarado - por parte de Kleber Bambam.
Resumindo os opostos se atraem perdeu uma grande chance de discutir o homossexualismo, de mostrar uma proposta nova de "homoafetivo" ou quebrar alguns dos paradigmas tão enraizados em nossa sociedade.
Para quem quiser ver uma parte do quadro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário