quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Arte gay

Em 1972 Felix Lance criou o termo "Queer Art". Reunindo as principais obras de artistas gays do mundo inteiro em seu livro "A Historic Collection of Gay Art". Em sua obra ele deixa evidente que a arte gay, muitas vezes vista como simples pornografia, na verdade é uma leitura erótica dos anseios e desejos reprimidos por uma sociedade hipócrita e homofóbica.

Como foi o caso de Thomas Vinterberg, que criou o memorial às vítimas homossexuais do holocausto, em Berlim. A obra exposta em uma praça da cidade, consiste em bloco de concreto com uma rachadura por onde se pode assistir a um vídeo de dois homens se beijando, o mesmo vídeo que aparece aqui:

O que chocou a sociedade local e levou a uma censura em sua inauguração feita pelo governo alemão. Grupos feministas protestaram dizendo que as mulheres homoafetivas que também foram mortas no regime nazista foram esquecidas e em seguida outros grupos LGBT também reclamaram. O que obrigou o autor da obra a assumir um compromisso de mudar o vídeo a cada dois anos para atender a todas as "facções". Sobre o assunto, Thomas disse:
"Arte é subjetiva. Nunca é possível chegar a um acordo coletivo em relação à arte. Se eu soubesse que chegaria a isso, jamais teria participado do projeto. Jamais faria algo do tipo de novo, vi que tem muito pouco a ver com arte e muito mais a ver com política. O monumento virou um comentário sobre a vida política na Alemanha no início deste século mais do que uma homenagem a homossexuais. Artistas deveriam ser protegidos, não manipulados. O que fizeram foi arruinado; ser gay ainda é tabu."

Como artistas da atualidade vale a pena citar Steve Walker. Suas obras são belíssimas e retratam o amor, o ódio, a dor, o toque, a comunicação, a beleza, a solidão, a atração, a esperança, a vida e a morte- segundo o próprio artista. Vou colocar duas pinturas que representam bem o trabalho de Walker.

O primeiro quadro se chama "Romeu and Julio" e o segundo "Família". Duas belíssimas obras na minha opinião.

Em 2007 o New York Times publicou uma matéria dizendo que a arte gay masculina estaria ganhando espaço dentro da arte contemporânea. O artigo cita várias galerias que apoiam a estética e da multiplicação de publicações do género. No Powerhouse Arena entrou em cartaz, no mesmo ano, a mostra coletiva "The Male Gaze", com obras de 20 jovens artistas gays que estão em destaque atualmente. Entre eles o Australiano James Morrison, que disse não ter um compromisso em criar "gay art", e que estamos caminhando para uma nova geração de artistas onde ser gay se tornará secundário nas artes.
Algo parecido foi dito por João Pedro Vale, um dos artistas mais reconhecidos da nova geração Portuguesa Lisboa:

A sua arte é gay? Existe arte gay?

Não. A arte é política, isso sim, e é levada pelos agentes que a fazem pelo caminho que melhor defende as suas causas.

Então é um militante gay através da arte?

Não, não é por a arte ser feita, por exemplo, por uma mulher que essa arte é feminista. Mas não fico de todo ofendido se oiço dizer que alguns dos meus trabalhos vivem do imaginário gay. Não recuso isso.

Sente que a sua obra muda alguma coisa, tem força ideológica?

Sim, senão dedicava-me a outra coisa. Qualquer leitura que as pessoas possam fazer do meu trabalho é sempre positiva. Pode ou não estar próxima daquilo que eu pretendia, mas interessa-me sempre. Agora, é minimizador pensar que determinada obra de arte, por ser feita por um artista gay, tem de ser lida como arte gay.

Afinal, seria "Gay Art" um termo correto? O fato de ser gay pode definir uma obra como um género ou tendência? Seria um forma de discriminação ou uma tentativa de criar uma identidade artística gay?


Fotes:
http://queerandpolitics.blogspot.com/2008/11/gay-art-para-todos-ns.html
http://www.gp1.com.br/noticias/beijo-gay-em-berlim-ainda-opoe-artistas-e-politicos-37156.asp
http://blogdojunior.wordpress.com/2007/05/06/do-nyt-novo-momentinho-gay-na-arte-contemporanea/
http://wandias.multiply.com/reviews/item/2
http://timeout.sapo.pt/news.asp?id_news=816
http://www.mundomais.com.br/exibemateria2.php?idmateria=8

Nenhum comentário:

Postar um comentário