quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Rio de Janeiro: A Melhor Cidade Gay do Mundo

O Rio de Janeiro disputa com outras cinco cidades - Buenos Aires, Londres, Montreal e Sidney - o título de melhor destino gay do mundo. A eleição é promovida por um canal da "MTV" dirigido ao público homossexual, que anunciará a cidade ganhadora no dia 2 de novembro, durante a 10ª Conferência de Turismo Gay e Lésbico, em Boston. A votação, que já está aberta ao público no site www.tripoutgaytravel.com/awards, vai até o dia 28 de setembro.

O site recomenda a altura da Rua Farme de Amoedo na praia de Ipanema, ponto de concentração de gays e lésbicas, além das discotecas Le Boy e La Girl, em Copacabana, e o Museu Carmen Miranda, no Flamengo, entre outros lugares muito frequentados por homossexuais. O Cristo Redentor também é apontado como um local que os visitantes, heterossexuais ou homossexuais, não devem deixar de visitar.

"É indiscutível a importância e crescimento do turismo gay no mundo. O Rio tem todas as características para ser reconhecida como uma cidade 'gay friendly' (simpática aos gays)", é uma aposta na diversidade que rende muita receita para a cidade, geração de empregos, aumento da arrecadação de impostos e distribuição de renda - disse Paulo Senise, superintendente do Rio Convention & Visitors Bureau.

O interessante é saber que todos os dias pelo menos um homossexual é agredido - quando não é morto - nas comunidades carentes cariocas e que a maioria das ocorrencias nem chega a ser registrada, o que pode esconder um número muito maior de vítimas. A violência contra os homossexuais não é ‘privilégio’ das favelas. Nas áreas controladas pelas milícias, o preconceito e a intolerância sexual também mostram a sua força.Um professor que moradova na Vila de Cava, no subúrbio da cidade, teve sua casa incendiada por visinhos, em 2007, pela rejeição ao fato de ser gay. Na Baixada Fluminense, é igualmente comum encontrar vítimas da homofobia. A comerciante Jucyara Albuquerque, homossexual assumida desde os 16 anos, afirma ter um longo histórico de agressões.
“Já sofri muito por causa da minha orientação sexual. Certa vez cheguei a ser espancada por dois homens que me agrediram enquanto eu trabalhava. Eles simplesmente chegaram, começaram a me xingar porque souberam que eu era lésbica e partiram para cima de mim. Fiquei com o corpo todo machucado”, lembra ela.

Ainda no Rio, estudantes gays, lésbicas e travestis estão deixando a escola por causa da discriminação, segundo dados do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe). 20% dos alunos homossexuais que iniciam o ano letivo não suportam a perseguição e abandonam os estudos.

O presidente do Grupo Gay da Bahia, Marcelo Cerqueira, ameaça denunciar o governo brasileiro à Organização das Nações Unidas e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos.
“Bater e matar homossexual já virou entretenimento popular nas favelas. Mas não vamos ficar assistindo a esse ‘homocausto’ (holocausto de homossexuais) de braços cruzados. Já que não temos força política para brigar por nossos direitos, esta é uma maneira de tentar nos proteger dessa violência”, explica Marcelo.

Vale lembrar que a homofobia brasileira não é exclusiva aos cariocas, no Brasil um homossexual é assassinado a cada dois dias. Só em 2007, foram assassinados 122 homossexuais. Os dados, divulgados pelo levantamento da organização não governamental Grupo Gay da Bahia (GGB), indicam que houve um crescimento de 55% entre 2007 e 2008, quando foram identificados 190 casos, 12 deles na Cidade Maravilhosa. O que nos deu o título internacional de País mais homofóbico do mundo!

Agora o que você está esperando para entrar no site e ajudar a eleger o Rio de Janerio como a Capital gay friedly do mundo?

Como "caçar homossexuais" é um esporte muito praticado pelos cariocas é necessário garantir que essa "espécie" seja mantida mesmo que através da "importação turística", sem contar que dinheiro sempre faz muito bem para o Estado, não importa se o morto era hetero ou não.

Pena que faltou uma parte do texto da logo de candidatura do Rio:

"Vote Rio, melhor destino gay, assassinato!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário