segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ser gay é mais difícil?

Andei pensando muito nesse tema nos últimos dias, não por estar passando algum tipo de dificuldade com a minha sexualidade, mas por causa de uma conversa que certa vez tive com um amigo hetero.
Para ilustrar a pergunta, recorri a um post antigo do blog cariocananoitegls.blogspot.com, onde ele dá seu depoimento:

"(...)É foda não fazer certas coisas que os heteros fazem na maior naturalidade. Pelo menos para mim, é difícil encontrar alguém pra beijar que não seja na boate gay. Nós não podemos dar demonstrações públicas de carinho, mesmo tendo toda a vontade do mundo de fazer isso. Temos que esconder pras pessoas que estamos namorando uma pessoa do mesmo sexo que o nosso. Não podemos falar abertamente no telefone com nosso namorado com pessoas do lado. Enfim, passamos por inúmeras dificuldades por sermos gays. Tem uma coisa que o insuportável do Clodovil fala e que eu acho bem válido. Ele diz: "Quando eu morrer e for me encontrar com Deus, vou perguntar porque ele me fez assim". E é justamente essa a minha dúvida. Por que me fizeram gay? Para sofrer preconceito? Para ter que me esconder sempre? Para ter que viver um problema de família? (...)"

Voltando ao título, se a pergunta me fosse feita por volta de meus 20 anos eu responderia que sim! É muito difícil ser gay! e concordaria com tudo que está escrito acima. Foram anos conturbados na minha vida, não era assumido, tinha medo da reação das pessoas, achava uma maldição ser homossexual, não sabia reconhecer outros gays, achava que todos eram afeminados (coisa que eu não sinto atração) e nunca havia namorado.

Volto agora ao diálogo que tive com meu amigo. Estávamos conversando sobre os alunos de uma faculdade onde trabalhávamos quando, para minha surpresa, meu amigo disse: "- Os gays acham que só a vida deles é difícil, como se fosse fácil ser um heterossexual, como se não tivéssemos problemas com nossas famílias, com nossos relacionamentos e conflitos internos".
De imediato discordei completamente, no meu íntimo, achando absurdas suas palavras, mas com o tempo comecei a tentar "ver o seu lado".

Será que é tão diferente a vida de um heterossexual e um homossexual?
Muitos gays, preferem viver a "síndrome do batmam", de ter uma vida dupla e se esconder nas sombras da noite por conflitos internos.
Eu mesmo já passei por essa faze negra, que só me trouxe isolamento, dúvidas e depressão. Felizmente hoje vivo à luz do dia, sem mascaras ou disfarces e isso não me torna alvo de preconceito e muito menos vítima de abandono familiar/religioso/social.
Vivo no mesmo bairro desde a infância e cultivo as mesmas amizades, não sinto mudanças significativas no tratamento que recebo de meus vizinhos e conhecidos. Isso porque não mudei meu comportamento com eles também. Cabe dizer aqui que algumas (poucas) pessoas se afastaram de mim após saber, mas compreendo que elas fizeram isso por seus próprios conflitos internos.
No trabalho também não me sinto discriminado de forma alguma. Só para esclarecer, não sou do tipo que vive por ae dizendo "sou gay", mas simplesmente não me esforço em esconder isso. De fato, se alguém me perguntar se sou gay eu me sinto ofendido pela pergunta, por ser muito invasiva, mas sempre que saio levo meu namorado comigo e todos percebem claramente isso.
Sobre beijar e sair de mãos dadas na rua, eu particularmente não vejo necessidade. Quando tenho vontade dou um forte abraço no meu namorado e isso me basta. Muitos amigos heteros meus também se comportam assim, discretos com suas parceiras. De fato acho um pouco inconveniente os casais ficarem se agarrando e beijando na minha presença, sejam heteros ou não.
Agora sobre a frase de Clodovil, Deus deve ter respondido algo assim:

"- Filho, eu lhe dei a vida desta forma, alegra-te e seja feliz. Se a vida que lhe dei te incomoda, é porque vives a leis dos homems e não as de quem lhe criou com amor, pois em ti é mais forte o preconceito do que os que apontam-lhes os dedos e os criticam, por isso es tu quem precisa entender porque não se aceitas."

//Só quero deixar claro que não falo em nome de Deus e nem me considero um representante Dele na terra. Mas se um gay me fizesse essa pergunta eu diria isso.//

Sei que os gays sofrem preconceitos e discriminação, alguns sofrem violência física ou mental, mas gostaria de mostrar que não se trata de uma perseguição exclusiva aos gays. Muitas outras pessoas, por diferentes motivos também são vítimas de uma sociedade hipocrita, racista, genofóbica, religiosamente intolerante e mercadológica.
Agora, respondendo a pergunta inicial:
"- Ser gay é tão difícil quanto ser qualquer outro, é uma questão de auto-aprimoramento e busca por seus direitos".

Acho que o caminho certo é paramos de nos ver como amaldiçoados e entender/aceitar com naturalidade o que somos, sem rancor ou amargura, esse é o primeiro passo para que os outros também possam entendam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário