quarta-feira, 12 de maio de 2010

Profissão Reporter - Como as famílias brasileiras lidam com a homossexualidade?

Para quem não viu ontem, o programa exibido pela rede globo abordou os temas: Pais que estão aprendendo a lidar com filhos homossexuais, a rotina da professora que mudou de sexo e a dificuldade de um casal gay para registrar gêmeos. A matéria já pode ser encontrada no Youtube.

O programa deu voz as mães que descobrem que seus filhos são homossexuais, coisa nunca feita antes em um programa brasileiro. É difícil nos colocarmos no lugar de nossos pais e saber que tipo de sentimentos e conflitos eles terão com a nossa sexualidade.
Do programa tirei algumas frases ditas pela mãe Edith Modesto:
"-Não é que ele é o (filho) mais querido, eu me preocupo mais com ele, porque os outros filhos tem suas esposas para cuidar deles" , "- Um dos sentimentos muito forte é a vergonha, as mães tem vergonha de ter filhos gays e lésbicas, e a vergonha é o sentimento que mais demora para acabar" , "- Quando o filho sai do armário a mãe é que entra".
Particularmente acho uma iniciativa inteligente em busca da identificação dos pais ao tema e principalmente para mostrar que existe vida (para os pais) depois de seus filhos saírem do armário. Mesmo que isso leve um tempo, como o caso de Edith que diz ter demorado 5 anos para entender o filho gay.
Acho que a mensagem final que o programa passa é uma reflexão aos pais:
O que é mais forte o amor por um filho ou a vergonha pelos vizinhos?
Será que é realmente válido causar tanto sofrimento para si e para seu filho simplesmente por ele não atender a suas expectativas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário