quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Preconceito Vs Comportamento

Hoje eu me deparei com o seguinte post de Juliano di Melos em seu blog:

"Alguém aí tem meio preconceito? Alguém aí é meio-racista? Meio? Isso mesmo! Porque é assim que eu me sinto quando escuto a máxima: “Eu não tenho nada contra gay, mas sou contra esses muito afeminados”. Tamanha hipocrisia praticamente me mata de ódio. Falar isso é a mesma coisa que falar: “Eu não tenho nada contra negro, mas sou contra aqueles muito escuro”. Pedir a um gay que seje menos afeminado é a mesma coisa que pedir a um negro que seje um pouco mais claro, ou pedir a um pobre que ganhe um pouco mais de dinheiro.
(...)Não existe meia aceitação. Se você está disposto a aceitar o homossexualismo, saiba que é um campo amplo, cheio de variações conhecidas e tantas outras desconhecidas."

Por fim ele coloca uma série de "tipos" gays para reforçar seu argumento. Respeito a opinião de Juliano, mas não acredito que ver o homossexualismo como algo natural seja o mesmo que tolerar qualquer tipo de comportamento, conduta ou estereótipo.
Usando o mesmo exemplo do Juliano sobre os negros, eu não tenho nada contra negros, mas "seleciono" aqueles que possuem um comportamento que julgo ser mais correto e desaprovo aqueles que não o tem, assim como faço com os brancos, as mulheres e os gays. É muito mais uma questão de identificação e conduta do que preconceito.
O "ser homossexual" se trata exclusivamente a uma "condição" sexual, independente de qualquer fator social ou comportamental. A forma como nos vestimos, falamos e agimos é puramente uma questão de "escolha" feita por nós mesmos e deve se adequar ao local onde estamos e a impressão que queremos causar, e isso vale para todos, independente da sexualidade ou cor.

Lembro agora de uma conversa que tive com um rapaz certa vez em um parque, ele me disse que o sonho dele era sair vestido de mulher e eu disse porque você não o faz? Ele me olhou espantado e eu disse que se meu "sonho" fosse me vestir de mulher eu o faria, assim como realizo todos os meus sonhos. Se for por causa do que os amigos vão pensar, então seria melhor ele repensar o que significa amigos para ele, porque pra mim amigos são pessoas que eu posso contar sempre, independente do assunto, assim como eles sempre poderão contar comigo. E que eu não mudaria minha forma de falar com ele se soubesse que ele se veste de mulher ou não.
E claro que se você deseja realizar qualquer "sonho", você precisa se preparar para isso e fazer da melhor forma possível, metaforicamente falando, se eu tenho o sonho de escalar uma montanha eu não posso simplesmente fazer, eu preciso me preparar, colocar trajes adequados, conhecer o terreno, as técnicas de escalar, os possíveis perigos e ainda me preparar para imprevistos. Assim como em tudo na vida.

Direito de ser diferente todos possuem. Juliano pode agir da forma que se sentir melhor e deve ser respeitado por isso - legalmente falando - mas isso não significa que sua conduta vai ser aceita por todas as pessoas em todos os meios por onde ele estiver.
Em um shopping ele pode andar de mãos dadas com outro homem sim, inclusive aqui no meu estado isso acontece com certa frenquência e nunca vi nenhuma reação negativa das pessoas em volta - eu particularmente prefiro apenas andar lado a lado de meu namorado para manter nossa privacidade - Agora, a forma como ele vai fazer isso, como vai estar vestindo ou se comportando pode sim causar alguma repreensão das pessoas independente delas serem preconceituosas ou não.
Acho sinceramente que qualquer uma tem o "direito" de não me aceita por minha condição sexual ou minha conduta social, mas isso não lhe dá o direito de me privar dos meus direitos de cidadão - como alguns políticos evangélicos tentam fazer.
Aceitação absoluta do homossexualismo é utopia, mas desmistificar, respeitar e lhe garantir os direitos e deveres que ele tem como cidadão é totalmente necessário.

Por fim fica aquela velha máxima: Respeite para ser respeitado.

Link do blog: http://conscienciagay.blogspot.com/2009/05/estereotipo-gay_08.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário