segunda-feira, 12 de outubro de 2009

33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Em São Paulo acontece entre os dias 23 de Outubro à 5 de Novembro a "33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo". Chamo a atenção aqui para o filme "Patrick, Age 1.5", que conta a a história de um casal homossexual que sonha em adotar um filho.
Göran (Gustaf Skarsgård) é médico e seu marido Sven (Torkel Petersson), que já teve um casamento heterossexual e foi alcoólatra no passado, tentam por várias vezes adotar um bebê, até que finalmente eles conseguem um menino, só que por um erro de digitação eles recebem Patrik (Thomas Ljungman) um adolescente rebelde, homofóbico e com ficha criminal.
O filme fala de diferenças e dificuldades diárias na tentativa de formar uma família - basicamente o que qualquer família passa, heterossexual ou homossexual segundo a diretora do filme Ella Lemhagen. Segue o trailer.

Na vida real, segue um pequeno histórico das conquistas de direitos dos homossexuais em constituir uma família:

1989 - Dinamarca permite a união entre homoafetivos.
1993 - Noruega permite a união.
1994 - Suécia permite a união civil.
1996 - Africa do Sul proibe a discriminação aos homoafetivos. A Islândia permite a união parental, mas o pai biológico fica com a guarda do filho.
1997 - Canadá reconhece a união e permite a adoção entre homoafetivos.
1999 - França cria a PACS, união patrimonial entre homoafetivos.
2000 - Holanda cria direitos iguais aos heteros. Alemanha tem direito ao casamento, mas sem adoção.
2002 - Noruega e Suécia permitem adoção. Califórnia (EUA) direito ao casamento e adoção. Nos EUA hoje apenas a Flórida não permite a adoção. Austrália permite a adoção em alguns Estados.
2005 - Inglaterra, Gales e Espanha permitem a adoção de casais gays.
2006 - Israel apresenta o primeiro caso de adoção de casais do mesmo sexo. Islandia e Belgica permitem a adoção por casais com relação estável a mais de cinco anos.
2009 - Uruguai e Alemanhã aprovam lei de adoção por homoafetivos.

E onde fica o Brasil? Esse ano foram vetadas as leis de união civil, adoção e a criminalização da discriminação pelos partidos evangélicos. Lamentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário